quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Almodovando

@ To num vibe almodovar - Fale com ela, Tudo sobre minha mãe, Má educação ou Volver? Alguem escolhe?

Eu estava dando uma olhada sobre as últimas notícias sobre o diretor espanhol Pedro Almodóvar quando vi o twitt acima. Bicho... percebi que tô 'na vibe' Almodóvar há quase cinco anos!
É que quando era estudante de jornalismo na Favip, participei de um cine clube com o professor Florilton Tabosa. O professor era O CARA. Morreu no início de 2006, deixando as crias dele órfãos. Órfãos até hoje...

Foi com ele que eu, @Danielajornalis, @francoandresa e outros colegas, abrimos os olhos pa
ra o que era cinema. Até então, o cinema hollywoodiano era o nosso norte. Aí chega Flor com Win Wenders, Fraçois Truffaut e Pedro Almodóvar.

Aí eu e nossos colegas, do alto da nossa superioridade por sermos estudantes do 1º período de jornalismo, começamos a 'interpretar' coisas. Porque todos os filmes que tinhamos assistido até então tinha muita cena de sexo. Explícito.

Um dia, no antigo Shopping Caruaru (que ainda tinha cinema), estavamos jantando quand
o chega Florilton acompanhado de uma mochila de couro marron pendurada do lado esquerdo do corpo, camisa xadrez manga curta, calça jeans azul, All Star vermelho e uma lata de Coca-Cola na mão:

- E aí, minhas crias, gostaram do filme? (Tínhamos acabado de ver "La Má Educación", de Almodóvar clique aqui para saber mais sobre o filme).

(Momento, um encarando o outro, eu falo) - Flor, a gente gostou. Mas eu queria saber uma coisa...

- Diga lá

- Porque que todos os filmes que você passou até agora, só falavam de sexo? É uma safadeza da porra...

Ele parou um minuto. Observou os rostos de todos, baixou a cabeça com uma nesga de riso e disse a frase que ecoa nos meus ouvidos até hoje:

- A safadeza, meu amiguinho, tá na sua cabeça. Se você não tivesse uma mente tão suja, tinha percebido que os filmes são uma metalinguagem. É cinema falando de cinema. As cenas de sexo, não chegam a ser nem secundárias no enredo.

Baixei a cabeça envergonhado. Aliás, até hoje não levantei. A força daquelas palavras arrombaram as portas que a gente precisava pra descobrir que cinema é muito mais que cenas, enredo, trilha. É a arte da vida na vida da arte.

5 comentários:

  1. ameiiiiiii!
    depois eu volto aki inspirada pra comentar essa lindeza toda!
    Ah!
    e eu adorava flor!

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos seus posts, mesmo quando puxam pro lado pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, obrigado pelo elogio. É que não tem como não se envolver, sabe? Vivi coisas legais com os cinemas de Caruaru...

    ResponderExcluir
  4. Thread: [Sega] Tittanium & The Art Of Tetris | TITanium.com
    Hi guys. titanium nitride coating service near me As for some ceramic vs titanium flat iron other links titanium pipes you can use as an links for the video. Also, if you want to play the titanium nipple barbells game, you need to download nano titanium ionic straightening iron the game on the

    ResponderExcluir